As Gueixas no Japão
Antes de adentrar especificamente o significado das tatuagens de gueixa é importante contextualizar e falar um pouco sobre o que são as gueixas. O termo japonês gueixa pode ser traduzido como “artista” ou “pessoa de artes”, e é possível vê-las mesmo como obras de arte com vida. Gueixas são mulheres que, de acordo com a tradição estabelecida no Japão, recebem desde muito jovens uma educação rígida. Crescem com boa formação e uma base cultural sólida, além de pleno domínio das regras de etiqueta. Todo esse preparo intelectual e estético é aplicado para entreter clientes ou convidados em situações específicas em que são requisitadas. Seguem certo molde de comportamento e cultivam a imagem sempre com enorme cuidado.
É sempre importante ressaltar que as gueixas não se confundem com prostitutas. A associação de sua imagem com a figura das meretrizes se deu mais tarde, quando prostitutas de fato passaram a se vestir como gueixas para conquistar clientes estrangeiros.
A Imagem da Gueixa no Ocidente
Apesar da figura da gueixa se associar diretamente à servidão devido à sua função de entretenimento, os que escolhem sua imagem para tatuar pensam em geral na fascinação que elas são capazes de exercer no imaginário popular, além de sua força, delicadeza e inteligência.
É uma figura típica do Japão, e é vista hoje no país como uma representante dos valores tradicionais. Já está razoavelmente abarcada pela cultura ocidental, ainda assim mantém aquele ar próprio ao mistério, afinal a gueixa não deixa de ser uma utopia para os de fora, a síntese do inacessível fascínio feminino, uma figura tanto mítica quanto mística.
7 Tipos de Tatuagem de Gueixa
- De corpo inteiro como símbolo da beleza e arte femininas: esta é a tatuagem que trata do sublime. O quimono, o cabelo e a maquiagem da gueixa são impecáveis, exalando primor.
- Segurando um leque como símbolo do mistério: A gueixa por ser da cultura Japonesa traz muitos significados, porém um dos mais usados nas tatuagens onde a bela mulher esconde o rosto representa prostituição, pois no japão as gueixas trabalham no periodo da noite.O leque demonstra sua vergonha que era tal profissão no japão feudal, muitas vezes disfarçado pelas familias das gueixas.
- Com flor de cerejeira e vestindo vermelho como símbolo da fertilidade: a flor de cerejeira é outro símbolo que se associa à paisagem natural japonesa. À árvore florida se soma a vestimento de cor vermelha da gueixa, reforçando o sentido de fertilidade.
- Com um quimono de cor intensa como símbolo de sonhos e desejos: a gueixa mais jovem se veste com cores mais vivas e vibrantes em relação à de mais idade. Esse brilho expõe suas esperanças, sendo uma espécie de essência de seus sonhos.
- Executando uma atividade como símbolo de hospitalidade e cultura: seja tocando algum instrumento, cantando ou dançando, a gueixa assim representada remete ao cultivo e desenvolvimento da prática da arte. O traquejo com as artes demonstra habilidade e criatividade. Junto a isso, representa a hospitalidade japonesa e a demonstração de sua cultura.
- Com o rosto de caveira como símbolo do segredo e da mortalidade: a gueixa é intimamente inacessível. Mas por detrás de seu rosto branco e lábios vermelhos reside a humanidade que não pode surgir aos olhos do cliente, que procura justamente o ideal de beleza impecável. A tatuagem que expõe os ossos de seu crânio revela essa verdade escondida pela máscara, trazendo à tona sua humanidade e mortalidade.
- Com o ombro exposto como símbolo da sensualidade e fantasia: a gueixa é sinônimo de volúpia, por isso muitas vezes é sua atividade é confundida com a prostituição. O ombro a mostra é provocante, por isso se liga à sensualidade. A beleza exótica da gueixa não é para qualquer um, ficando para alguns apenas no plano da imaginação, permanecendo como fantasia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário